Resumo – Culto de Oração 11/05/2016

RESUMO DO CULTO DE ORAÇÃO – 11/05/2016

TEXTO BASE – Salmos 103

O salmista ao longo do texto nos dá 02 subsídios para que possamos louvar e bendizer ao Senhor, quais sejam: “O que Deus é” e “ O que Deus faz”.

Quando conhecemos ao Deus a quem servimos, demonstramos gratidão. A ausência desta, é indício que não o conhecemos verdadeiramente.

Davi, nesse belíssimo salmo, ordena que a sua alma louve ao Senhor e traz à memória vários motivos, vejamos alguns. Ele trata de alguns benefícios que hoje não são muito abordados.

No versículo 3, vemos um Deus perdoador. O perdão das nossas transgressões implica na nossa libertação, redenção, restauração da nossa comunhão com Deus Pai através, tão somente, de Jesus Cristo. Temos mais de 1.000 (mil) motivos para nos alegrarmos a todo tempo, pois hoje temos livre acesso a Deus graças ao sacrifício de Cristo na cruz.

Ainda no versículo 3, o salmista afirma que Deus é quem pode nos sarar de toda e qualquer enfermidade. Ele é poderoso para nos curar, basta Ele querer, já que Deus é soberano e age da forma que escolhe.

Vemos no versículo 4 que Deus é quem nos concede o seu favor imerecido (misericórdia), não permitindo que continuemos no estado em que nos encontrávamos.

O seu trono está firmado sobre a justiça (versículo 6). Por mais que os homens e/ou as instituições falhem, a justiça de Deus jamais falhará. Nenhuma circunstância, ainda que não entendamos no momento em que ela ocorre, foge da justiça de Deus, do seu controle. Ele age com justiça. Esta nem tarda e nem falha.

O Senhor é misericordioso (v. 8). Essa verdade tem invadido o seu coração? Deus age a nosso favor. O texto diz que Ele é tardio em irar-se, ou seja, Deus é longânimo. Não compreendemos o que Deus tem para nós, mas seus planos são de paz. Deus age em todas as coisas (mesmo que seja nas adversidades) a favor daqueles que o temem para atraí-los para mais perto Dele.

Assim como um pai se compadece de seu filho, assim Deus se compadece dos que o temem (v. 13). Deus é como um pai para aqueles que o temem. É assim que você consegue vê a Deus? Como seu pai? Davi enxergava Deus desta forma. Ele nos ampara, nos dá força, se importa conosco, trabalha a nosso favor até quando estamos dormindo. Crer nisto nos faz ter uma postura de adorador.

Também é importante sabermos quem nós realmente somos: pó (versículo 14). Não passamos de pó segundo nos revela a Bíblia.

Deus governa sobre tudo. Seu reino domina sobre, absolutamente, tudo, conforme lemos no versículo 19. Essa certeza nos traz quietude de alma, paz, refrigério.

Você consegue entender essas verdades? Você tem motivos para bendizer ao Senhor? As verdades acerca do caráter de Deus devem dirigir a sua vida e sustentá-la em qualquer situação ou circunstância.

(v. 22) Bendizei, ó minha alma ao Senhor!

PREGAÇÃO: Pastor Hélio Damasceno

TEXTO: Wannah Fernanda

“Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém.” Romanos 11:36

Publicar um comentário