HISTÓRICO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO CRATO-COMUNIDADE DA PAZ


       A Primeira Igreja Batista do Crato foi fundada há mais de quarenta anos pela Primeira Igreja Batista de Fortaleza pelos seguintes membros daquela igreja: Missionário americano Burton Davis, Dr. Silas Munguba ( médico), Dr. Aristóbulo Munguba (odontólogo) e Maria Mercês (enfermeira). Eles usaram a seguinte estratégia: vinham de Fortaleza em um pequeno avião dos americanos e pousavam no campo do Seminário Batista Regular em Juazeiro do Norte/CE. E aqui no Crato realizavam, em praça pública, atendimento gratuito médico, odontológico e pequenos curativos. Ainda na praça, após o atendimento, faziam um culto onde cantavam hinos e pregavam a Palavra de Deus e muitas pessoas recebiam Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

         Após algum tempo compraram um terreno onde foi construído um templo e uma casa pastoral na Rua Irineu Pinheiro, 187, em Crato/CE. Muitos missionários vieram para trabalhar na igreja. Por mais de quatro anos a igreja tinha apenas dois membros, a saber, Fernando Pierre e Josefa Maria. Um deles pagava a conta de energia e o outro a conta de água para não fechar a igreja. Eles oravam pedindo que Deus enviasse missionários para a igreja.

        Em dezembro de 1984 chegou uma família de missionários da Junta de Missões Nacionais: Pr. Renirton, sua esposa, Noêmia e um filho, Rubens, para trabalharem no Campo do Crato. Em abril de 1986 foi organizada a igreja com vinte membros. Cinco anos depois o casal foi transferido para outro campo missionário e passamos a dirigir a igreja.

      Em julho de 2014, nos mudamos para o Novo Templo, ainda em fase de construção, na Av. Perimetral Dom Francisco, 231, bairro São Miguel. O mesmo possui capacidade para mais de 1.500 pessoas.