É o ministério responsável em cuidar, apascentar e ministrar a Palavra de Deus à igreja. As pessoas que compõem esse ministério geralmente são pessoas que foram vocacionadas por Deus e que assumem um papel importantíssimo no contexto de igreja local e na sociedade onde está inserida. O pastor exerce várias funções como pregador, professor, discipulador, conselheiro e administrador. É aquele que representa a igreja local no contexto comunitário. O ministério pastoral é composto pelo pastor-presidente Samuel Macedo Lobo e pelo pastor vice-presidente Hélio Damasceno.

O ministério de louvor é o responsável pela organização e condução das canções que são entoadas durante os cultos na igreja e também em outras reuniões onde a música será usada. Seu exercício não consiste apenas em executar as canções, mas ministrar seu conteúdo aos ouvintes, levando-os a refletir e a adorarem a Deus pela sua grandeza, sua majestade, sua glória e seu grande amor para conosco. Seu compromisso está em levar as pessoas a expressarem sua gratidão a Deus de forma que elas não se sintam limitadas às canções que são ministradas, mas também a se expressarem na sua individualidade e espontaneidade ao Espírito Santo. O ministério é liderado por Clébia Damasceno, Jane Paulino e Luís Henrique Bentes.

O ministério de oração é o responsável em conduzir a igreja a momentos de intercessão, clamor e súplica. A cada mês, na primeira semana, a igreja se reúne no templo para interceder por questões relacionadas ao amadurecimento e desenvolvimento do corpo (coletividade), às relações familiares, ao evangelismo, às causas relacionadas à saúde de pessoas e tanto mais pedidos forem apresentados. O intuito é levar o povo a buscar a Deus e clamá-Lo porque sabemos que Ele é o único que pode nos ouvir e responder ao nosso clamor.

O ministério de evangelismo é o responsável em proclamar o Evangelho de Jesus fora das quatro paredes da igreja. Através de cultos e pequenos atos em locais públicos tais como: praças, ruas, escolas, hospitais e instituições, o ministério proclama as boas novas de salvação usando de vários meios como música, teatro, pregação, conversa direta com as pessoas em volta e distribuição de folhetos e bíblias. No ano de 2014, foi realizada, em alguns lugares estratégicos, a distribuição de centenas de Bíblias e folhetos evangelísticos. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de receber pela primeira vez um exemplar da Palavra de Deus. O ministério é liderado pelo Pr. Silas Caminada.

O objetivo desse ministério é promover a reunião, a comunhão e o fortalecimento espiritual de casais que são membros da igreja e também daqueles que congregam conosco. Seu foco é o encorajamento e amadurecimento da Palavra às relações conjugais. Como vivemos numa época em que a família tem sido banalizada e distorcida em seus valores e base, insurge a necessidade de ministrar às verdades das Escrituras aos conflitos e relações familiares num contexto de conjugalidade, paternidade, maternidade e responsabilidade espiritual na condução do lar. Atualmente esse ministério é liderado pelo Pr. Hélio Damasceno.

É o responsável pelos trabalhos com adolescentes e jovens da igreja, através de várias atividades e programações. O “Tribal 2.3.1.” é uma programação que envolve todo esse ministério e acontece todos os sábados à noite no templo local. Louvor, palestra, devocionais, bate-papo temático, mensagens, luais são algumas das atividades desenvolvidas nesse tempo. O retiro de jovens também é outro evento que acontece todos os anos em épocas de carnaval e tem sido muito proveitoso e edificante para aqueles que participam. Outro evento que esse ministério colabora é a “EXPOVIDA”, onde pessoas de várias igrejas se reúnem durante uma semana inteira, todo ano no mês de julho. Sua programação consiste em apresentações de vários grupos de louvor da região, grupos de teatro, pregação da Palavra e seu grande diferencial é que não acontece nos horários convencionais de culto. Durante essa semana, todos os cultos são realizados a partir das 22h se estendendo pela madrugada. O ministério é liderado por Romeu, Germano, Paula, Charles e Idelzuite.

Responsável pelas atividades e programações voltadas para o público infantil. Através do ensino da Bíblia por meio de histórias, ilustrações e outras formas que atinja uma linguagem de fácil entendimento aos pequenos, esse ministério tem sido uma grande benção na vida da igreja. Muitas crianças que antes faziam parte como espectadoras, hoje já crescidas, assumem papéis de relevância no contexto eclesiástico. Suas atividades concentram-se especificamente aos domingos pela manhã na Escola Bíblica Dominical e nos cultos de domingo à noite, paralela à programação da igreja. Divididas em diversas faixas etárias, esse ministério é liderado por Cláudia Caminada.

O ministério de mulheres tem exercido um papel importante no contexto de igreja local. Todos os anos é realizado um Congresso de Mulheres que atinge não apenas a igreja local, mas muitas cidades da região caririense. Esses congressos têm dado muitos frutos e têm ajudado muitas mulheres a se encontrarem com Deus e a assumirem um papel de intercessoras, colaboradoras e batalhadoras nos lugares onde se encontram. Entre suas atividades regulares, destacam-se pequenos grupos que têm se reunido semanalmente para estudar a Palavra de Deus e aplicar ao seu contexto onde se insere. Clébia Damasceno é a responsável pela condução desse ministério.

É o ministério responsável por conduzir os homens e socializá-los no contexto de igreja local. O grande desafio do homem cristão contemporâneo tem sido administrar as diversas demandas que se apresentam no seu cotidiano e ainda assim, ter que administrar seu sacerdócio cristão dentro do lar. Esse desafio, entre outros, tem sido pormenorizado por muitos que têm esquecido que além de ser mantenedor do lar, ele precisa ser o responsável espiritual pelas coisas que entram em sua casa. Visando resgatar esse e outros valores, é que esse ministério tem atuado sob a liderança do Pr. Hélio Damasceno.

Esse ministério tem atuado dentro do contexto penitenciário, levando a Palavra de Deus aos corações das pessoas que, por circunstâncias da vida, tiveram suas liberdades tolhidas em razão de crimes cometidos, tais como homicídios, tráfico de drogas, roubos, furtos, estupros e outros. Por serem considerados desprezíveis à sociedade, muitos desses presos sofrem a discriminação quando postos em liberdade condicional ou são soltos provisoriamente. Visando atender a essas pessoas, esse ministério trabalho no sentido de levá-los a uma vida de relacionamento com Deus através de estudos bíblicos, canções e trabalhos sociais. O ministério trabalha com duas frentes: uma ala feminina, liderada por Lúcia Lima; e uma ala masculina liderada pelo Pr. Hélio Damasceno.

Accordion Body #11

Esse ministério se projeta de duas formas: 1. recepção e acolhimento das pessoas que visitam nossa igreja; 2. acompanhamento daqueles que decidem entregar suas vidas a Jesus. É um trabalho de grande importância porque além de ser um cartão de visita da igreja, é responsável pela boa introdução daqueles que decidem congregar conosco.

A igreja conta com um grupo de irmãos que se voluntariam para participar do ministério de coral. Esse grupo tem atuado em diversas oportunidades – principalmente nas festividades natalinas – e levado mensagens de esperança, fé, amor e consolo para muitas pessoas, das quais hoje participam da nossa igreja como fruto de suas apresentações. Foi fundado pela nossa saudosa irmã Marinila Munguba (esposa de Pr. Samuel) e hoje está sob a liderança da regente Jane Paulino.

Através da Escola Bíblica Dominical muitas igrejas ao redor do mundo têm discipulado e orientado seus membros através de ensinos e aulas com assuntos e temáticas bíblicas. A EBD é dividida em várias salas com interesses distintos e faixa etária também. Entre suas classes destacam-se: Classe de crianças (divididas por faixa etária); Classe de novos decididos; Classe de Adultos (2 salas com temas diferentes).